0
0
0
s2sdefault

Ser misericordioso é... vestir os nus

A vestimenta, na sua origem, serve para cobrir e preservar a intimidade humana, não é, ao contrário do que podem pensar algumas mentes mais progressivas, sinal de que nos envergonhamos do corpo e da intimidade que ele possui, mas, ao contrário é um sinal externo de respeito para com tudo aquilo que a materialidade do corpo representa.

O corpo humano é dotado de uma dignidade ímpar. É no corpo que se realizam as experiências das sensações e dos sentimentos. É através do corpo que comunicamos os sentidos e desejos humanos. É pelo corpo que o mundo externo se comunica com a realidade psicológica e espiritual, que o anima e sustenta. É na materialidade do corpo que carregamos parte das nossas características. Por este motivo, devemos sempre zelar para que sempre carreguemos conosco vestimentas dignas e suficientes para que resguardem tudo aquilo que o corpo é.

Ser misericordioso é vestir os nus. Quando uma pessoa fica nua, está ela expondo toda a sua intimidade humana para que outro possa ter acesso. Por vezes esta exposição é consentida; outras, é forçada.

Quantos nus em nossa sociedade! Quantos são aqueles que tem a sua dignidade e intimidade expostas! Por trás do ato de dar vestimenta aos nus, está a iniciativa que ajudar aquele a preservar a sua intimidade e dignidade. Aqui também cabe a iniciativa de dar agasalho a quem passa frio, pois o frio, por exemplo, pode fazer que a vida, que está no e mantém o corpo, cesse.

Por fim, podemos interpretar que “vestir os nus” é também zelar e defender a intimidade da moral humana. Quanto expomos os outros quando levantamos falsos testemumhos! Quanto denegrimos a imagem de alguém quando fomentamos a mentira ou, ainda, nos omitimos na averiguação e defesa da verdade em relação a algo dito. É preciso vestir os nus físicos e morais.

Diácono Filipe Maciel Pereira

Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Viamão

 

Benfeitores

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

  • Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos, 53
  • Viamão - RS
  • (51) 3485.1515