0
0
0
s2sdefault

Festa e Ano da Misericórdia

No próximo domingo, 29/11, iniciaremos a Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora da Conceição. Com a celebração das missas sempre às 20h em nossa igreja paroquial seguiremos durante nove noites até o dia 07 de dezembro refletindo os temas relacionados ao "Ano da Misericórdia" que será aberto oficialmente no dia 08 de dezembro. O "Ano da Misericórdia" foi convocado para toda a Igreja a partir do documento escrito pelo Papa Francisco "Misericordiae Vultus", que significa o "Rosto da Misericórdia" que, em última análise, é o rosto do próprio Cristo. Na verdade, o dia 08 de dezembro próximo marcará os 50 anos de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II que, no bom sentido, fez uma verdadeira revolução na vida da Igreja e do próprio mundo. E ainda continua dando os seus frutos uma vez que toda a grande proposta do Concílio de volta às fontes da vida cristã ainda continua em voga.Temos uma longa caminhada pela frente e o processo de evangelização é permanente na vida da Igreja. Escreve o Papa a certa altura no documento "Misericordiae Vultus": "Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na Misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes." Por isso, reforça o Papa a necessidade com o Ano Jubilar que vai até 20 de novembro de 2016 de superarmos os devocionismos reducionistas sobre misericórdia, resgatar a autêntica relação misericórdia-justiça e incentivar cada vez mais a Igreja aberta, permitindo a acolhida das pessoas e a experiência profunda do perdão.

Nossa Festa da Padroeira, no dia 08/12, estará portanto assinalada pela abertura deste Ano tão importante para todos. Vale lembrar que o Papa fará o gesto celebrativo da abertura da Porta Santa da Catedral de Roma, a Basílica São João de Latrão. Nos dias 12 e 13 será a vez das demais Basílicas Papais, como também nas igrejas catedrais das milhares de dioceses espalhadas pelo mundo inteiro. O Ano da Misericórdia literalmente vai mexer com os cristãos uma vez que, como Ano Jubilar, não será incentivado aos fiéis apenas lucrar as indulgências plenárias que sempre são previstas para estas ocasiões, mas existe uma série de propostas assinaladas no documento papal "Misericordiae Vultus" que visa traduzir a vida cristã em atitudes, gestos, obras e testemunho da misericórdia divina.

Para a Novena e Festa de Nossa Senhora da Conceição aqui em Viamão teremos uma programação bem intensa ao longo destes dias que antecedem a Festa em honra da Padroeira, todavia, o dia 06 de dezembro – domingo – terá diversas atividades ao longo de todo o dia, desde a celebração da missa de manhã, o almoço festivo e à tarde uma programação intensa em parceria com o Sesc. Serão oferecidos diversos serviços voltados à população e apresentações artísticas na Praça coroando o final da tarde e também depois da missa da novena encerrando a noite com mais apresentações. E o dia 08/12, Festa de Nossa Senhora da Conceição, também teremos a celebração da missa às 9h e a partir das 10h o serviço de pastéis, doces, água e refrigerantes no salão paroquial e à tarde com animação musical para reunião dançante. Às 19h será celebrada a missa festiva seguida pela procissão luminosa logo depois com nomeação dos festeiros e encerramento dos festejos populares por volta das 22h.

 

Benfeitores

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

  • Praça Cônego Bernardo Machado dos Santos, 53
  • Viamão - RS
  • (51) 3485.1515